análises gospel »

02/07/2013 às 20:20 por Tiago Abreu

Análise do CD da cantora Mariana Ava

O álbum homônimo da cantora Mariana Ava é o terceiro de sua carreira, e foi lançado de forma totalmente independente.
Álbum da cantora Mariana Ava

Mariana Ava

tamanho do texto: A+ A-

Mariana Ava é uma das novidades para a nossa música cristã atual. Com uma carreira internacional, a artista lança seu terceiro trabalho musical, que é homônimo ao seu nome. O álbum contém dez faixas, e a maior parte das canções são de sua autoria.

Curta o Missão Gospel no Facebook
Siga o Missão Gospel no Twitter

Em relação a capa, eu a considero como positiva, principalmente pelo fato do título desta obra não ser sugestivo, trazer a imagem da cantora com detalhes de simplicidade retratam fielmente a essência do trabalho.

A primeira canção e carro chefe do trabalho é Vinho Novo. Pop, destaca-se pela presença do baixo, sintetizadores e riffs de guitarra. A voz doce da cantora interpreta a faixa que versa sobre santidade e comunhão. O CD inicia-se de forma positiva.

Com características do folk, Queen of My World é uma dentre as várias canções em inglês do repertório. Versando sobre libertação de uma forma poética e pouco clichê, a música destaca-se pelos riffs da guitarra numa sonoridade um tanto quanto crua e diferente.

Uma canção que ganhou videoclipe e sendo um dos destaques do álbum é Fly. Como o título sugere, a faixa trata sobre liberdade como borboletas em metáfora. A interpretação de Mariana e a sonoridade do piano ao fundo na introdução aliados aos tímidos riffs da guitarra ao fundo deram um destaque no arranjo da música.

Island faz referência à graça de Cristo e nossa união com o Pai através de Seu sacrifício. O som dos sintetizadores, os vocais de apoio e da bateria são os destaques desta faixa, e sem dúvida a interpretação da cantora, na minha opinião a melhor até então.

Te Contemplar, a quinta faixa une vários tons vocais de Mariana entre si. Um refrão, um tanto clichê, a canção destaca-se pela sonoridade percussiva da bateria. A sexta canção, Não Vou Te Deixar contém uma introdução marcada pelo teclado e baixo, tendo uma letra que versa sobre o amor de Deus em meio aos nossos erros.

A sétima faixa, Broken Wings conta com riffs de guitarra e tons de teclado em sua sonoridade. Com a participação de Eric G. A fidelidade de Deus em meio às dificuldades e situações da vida é o tema central da canção. Destaco, instrumentalmente o solo de guitarra no meio da faixa e a presença forte da bateria.

Diferentemente das canções anteriores, Sonhar, Sonhar é cheia de brasilidade, com variações da MPB. É notável a qualidade dos arranjos, os melhores do trabalho, com baixo e teclado bem presentes. Bem poética, a música retrata a presença de Deus nas coisas naturais.

Seguindo o clima da anterior, sendo uma versão de um hit do cantor Kleber Lucas, ouvimos All Four Seasons (Quatro Estações). Nesta gravação, Mariana Ava deixa claro seu estilo musical, e sua boa interpretação. Usando as estações do ano em metáfora aos dias do ser humano, a canção é uma das melhores do repertório.

Fechando o trabalho, a canção Fly é cantada em português, tendo como título Voar, sem muitas alterações na versão original.

No geral, este é um trabalho bem diferente do que estamos costumados ao ouvir em música cristã contemporânea. Pop rock, folk, MPB, rock progressivo, são vários os gêneros musicais que se nota no repertório do álbum. Por ser um disco que contenha muitas canções em inglês, pode ser difícil que o próprio chegue a ter uma grande repercussão positiva em nosso mercado, porém nota-se o diferencial: canções com letras bem articuladas e que em maioria foge dos clichês evangélicos atuais, e arranjos muito bem feitos. De dez pontos, creio que o CD Mariana Ava merece nove.

fonte: Missão Gospel

publicidade

0 Comentário
x Escrever um comentário

Deixe o seu comentário sobre este análise. Deus abençoe.

publicidade

© Copyright 2010, Missão Gospel - Portal gospel