Missão Gospel no Google Plus

análises gospel »

27/02/2013 às 21:22 por Tiago Abreu

Análise do CD Salmos e Cânticos Espirituais do grupo Trazendo a Arca

O grupo Trazendo a Arca lançou o disco Salmos e Cânticos Espirituais em dezembro de 2009, com produção musical de Ronald Fonseca.
Salmos e Cânticos Espirituais

Salmos e Cânticos Espirituais - TA

tamanho do texto: A+ A-

Decidimos relembrar um dos lançamentos mais aclamados de 2009 no nosso gospel nacional. Em dezembro desse ano, o Trazendo a Arca lançou o sétimo álbum inédito da carreira, intitulado "Salmos e Cânticos Espirituais". Diferente dos anteriores, este foi um projeto temático e conceitual, passando pela capa até o repertório. O disco foi produzido por Ronald Fonseca em parceria com Wagner Derek.

Curta o Missão Gospel no Facebook
Siga o Missão Gospel no Twitter

O projeto gráfico, produzido pelo designer David Cerqueira é de ótimo gosto, trazendo uma imagem e elementos simples que remetem de forma rápida e clara ao tema da obra. O álbum contém onze faixas. Nesta análise trago uma visão geral acerca dos pontos positivos e negativos do repertório.

Em relação à Pra Tocar no Manto, o antecessor, Salmos e Cânticos Espirituais é um trabalho mais robusto em todos os aspectos: arranjos, produção musical e composições. Destaco o pop rock bate-estaca em "Reina o Senhor", o jazz e a forte presença dos backs em "Aquele que Habita", e principalmente a positiva combinação da guitarra com o arranjo de cordas em "Por que Te Abates". O álbum consegue, de forma positiva fazer uma passagem a momentos de celebração e de adoração intimista. Isso é claramente notado nas canções "Se não Fosse o Senhor" e "Me Levanta com Tua Destra". A primeira é um pop rock cheio de riffs e solos de guitarra, enquanto a última é uma canção com versos extremamente melódicos. Nesta, destaque para os vocais de apoio e a interpretação emotiva de Sacer ao final, e ganha, sem dúvida o título de melhor faixa do repertório.

Em relação aos singles "Em Ti Esperarei" e "Preparado está", tenho pouco o que apontar. A primeira possui excelentes arranjos de cordas na introdução e possui um refrão forte, porém os vocais de apoio não soam tão agradáveis. Já, a segunda é uma faixa rica em todos os aspectos, principalmente com a interpretação vocal de Luiz Arcanjo. "Ouve oh! Deus" é um dos pontos de novidade da obra, trazendo um belo solo de Verônica Sacer em uma canção bem congregacional, mas "Contigo Habitarei" e "Nosso Deus é Santo" seguem a linha antiga da banda, com refrões marcantes, porém sem muitas novidades. "Te Busco Ansiosamente" fecha o trabalho muito bem, tendo arranjos cadenciados e uma letra bem articulada.

Salmos e Cânticos Espirituais é a consequência de uma combinação interessante no Trazendo a Arca: uma banda que faz música congregacional. A produção musical está excelente, e a captação de áudio também. Há de se elogiar o técnico de estúdio responsável pela obra, e principalmente a masterização, feita por Toney Fontes. Por todos os pontos aqui destacados, creio que o disco merece uma nota 9,5 de 10.

fonte: Missão Gospel

publicidade

0 Comentário
x Escrever um comentário

Deixe o seu comentário sobre este análise. Deus abençoe.

publicidade

© Copyright 2010, Missão Gospel - Portal gospel