Missão Gospel no Google Plus

mensagens bíblicas »

23/04/2013 às 21h16 por Álvaro Magnum

O adultério

Um dos mandamentos de Deus para nossa vida é 'não adulterarás', porém esquecido por muitas pessoas nesses últimos tempos.

Aliança quebrada

Aliança quebrada

tamanho do texto: A+ A-

Apesar de ser um assunto bastante discutido, debatido e divulgado, não é um tema antigo, muito pelo contrário, é um tema bem atual e que nos cerca e nos rodeia a cada instante, prova: o que é tema comum de filmes e novelas senão o sexo, a nudez parcial ou completa, a traição e reconciliação de mocinhos e mocinhas, de vilões e heróis em filmes, séries, novelas, revistas e livros? Também fico triste em ver que é algo tão comum em nossa sociedade e os homens se gabam por cometerem e ainda se exaltam por esconderem de suas parceiras. Fico mais triste ainda em ver pessoas próximas fazerem isso, pessoas conhecidas e celebridades. As tentações estão a nossa volta e nem sempre será fácil vencê-las. Muita oração e vigilância são necessários.

Curta o Missão Gospel no Facebook
Siga o Missão Gospel no Twitter

É por isso que este assunto deve ser discutido e rediscutido. Deve ser constantemente analisado de frente. Apesar de já ter um posicionamento a respeito do tema, vou falar sobre ele de maneira gradativa. Imaginarei que não sei nada sobre isso. Iremos construir uma opinião passo a passo.

Como, hipoteticamente, não sei de nada sobre o adultério, não sei se devo criticar, não sei se as novelas e filmes estão corretos, se é algo saudável, etc. Qual a primeira coisa que devo fazer para formar uma opinião? ABRIR A BÍBLIA e PROCURAR. Percebam que não estou falando em abrir outros livros como: Guia do Prazer, Revista de Modelos da Fashion Week, O livro da atração, Guia do Flerte para Homens e mulheres, Manual do Relacionamento, Estudo de Especialistas e Psicólogos, etc. Estou escrevendo para pessoas que se denominam cristãs, logo, o livro que deve ser base para nossas pesquisas e nosso guia é A BÍBLIA.

Para facilitar o meu trabalho fiz uma pesquisa pela palavra "adultério" em uma bíblia digital. Dentre os resultados, destaco os seguintes: Gênesis 38:24, Jeremias 3:8, Jeremias 13:27, Jeremias 23:14, Mateus 5:28, Mateus 15:19, Gálatas 5:19, Tiago 2:11 e II Pedro 2:14. De cara é possível perceber um fato interessante: em NENHUMA passagem da bíblia o termo adultério é referenciado com um bom sentido. Em TODAS as passagens são feitas duras críticas e condenação a esta prática.

Todo aquele que for sábio só poderá chegar a uma ÚNICA e EXCLUSIVA conclusão: adultério é ruim, te afasta de Deus e te condena. É por saber deste terrível fato que os homens procuram brechas na lei. Eles sabem que a punição é terrível, então procuram encontrar formas de evita-la, principalmente os que estão em pecado. Estas pessoas imaginam: e se for só de vez em quando? E se eu apenas olhar e não consumar o ato? E se meu cônjuge não descobrir...? E se...? E se...? Todos estes questionamentos são levantados porque o homem é inclinado para o pecado.

Então como saberei se há brechas na lei? O que sei até agora é que estamos tratando de um pecado grave em todos os sentidos. Para isso, bastou uma análise superficial em todas as passagens encontradas. Para saber mais, irei procurar, mais uma vez, na bíblia.

Todo o conteúdo bíblico é importante. Todos os trechos citados anteriormente são importantes, mas existe uma passagem que eu considero que se destaca além das demais por um simples motivo: ela é dita por ninguém menos do que o alfa e o ômega, Jesus. Vejamos o que Ele diz em Mateus 5:28: "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Essa frase assusta. Assusta pelo fato de ser simples, direta e sem ambiguidades. Assusta porque em uma sociedade que vive o SEXO e do SEXO, o juiz aponta o dedo acusador diretamente para a alma.

Analisando o que Jesus falou, nós não encontramos brechas para tentar escapulir da Lei sem que sejamos atingidos, ou sem se utilizar de artimanhas. O simples fato de olhar, desejando uma mulher, já é um adultério. Isso quer dizer que não é necessário CONSUMAR o ato para que o pecado seja cometido. Isso também quer dizer que NÃO IMPORTA se é "só de vez em quando". Isso também quer dizer que pornografia é pecado. E tudo isso também vale quando ocorre o inverso: da mulher para o homem. Em todos esses casos o olhar impuro é lançado, o pecado é cometido. Não é necessário muito esforço para saber que estas são as conclusões lógicas e diretas da afirmação de Jesus.

Agora uma coisa muito importante que deve ser dita a respeito disso tudo: Deus criou o homem e a mulher e instituiu o casamento. Então é óbvio, lógico e evidente que existe uma atração natural entre homens e mulheres que inicia-se com o "achar bonito/a e/ou interessante". Achar uma pessoa bonita não é pecado. É um dos passos para que possa acontecer uma instituição divina, o casamento. Inclusive é possível você achar pessoas bonitas e não se casar com elas e ainda é possível que você se case e continue achando outras pessoas bonitas. O problema é quando essa beleza começa a se tornar impureza, e tudo isso pode acontecer muito rápido.

Também é normal que um homem e/ou mulher sinta desejo pelo outro, é um dos passos para o casamento. Se não fosse assim não haveriam casamentos. Mas também é óbvio, lógico e evidente que deve se tratar de um desejo bom onde você deseja a pessoa para se casar com ela e fazê-la feliz, não pelo simples ato sexual. O verdadeiro desejo vai muito além da carne. Esse tipo de desejo não é pecado. É algo que nos foi dado por Deus. Mais uma vez o problema é quando esse desejo começa a se tornar impuro, quando você pensa apenas na relação da carne sem objetivos, sem comprometimento, sem a beleza do amor e de forma indistinta. E tudo isso também pode acontecer muito rapidamente.

Por isso é dito que se "teu olho direito te escandaliza, arranca-o e joga-o para longe de ti". Deus nos deu o desejo para que pudéssemos constituir famílias nEle, mas usamos o desejo de forma errada e ele nos alerta que devemos nos distanciar disso.

Então se alguém chegar pra você e disser: "olha, você não pode desejar seu noivo(a), é pecado", ou "achar bonito é pecado", ou ainda "foi só uma vez, não tem problema", ou ainda "você não terá perdão, já está condenado ao inferno", tenham muito cuidado. Analisem o contexto, apenas Deus e vocês sabem o que se passa em seus corações. Só existe um pecado imperdoável, o pecado contra o Espírito Santo. Se você adulterou, ou adultera, ou ainda pensa em adulterar, arrependa-se. Deus está te estendendo a mão neste momento. Use o amor que Ele te deu para fazer o bem, com os bons pensamentos, para se criar famílias, para se doar. Deus instituiu o casamento entre UM homem e UMA mulher e instituiu o sexo para ser feito DENTRO de um casamento.

É nisso que acredito a respeito do adultério. Não vejo outras interpretações possíveis. É lamentável ver que novelas tratam o tema de forma cômica. Só para citar um dos casos mais recentes, posso falar o da novela "AVENIDA BRASIL", exibida pela TV GLOBO e que bateu recordes de audiência. Nela nós tínhamos um homem chamado CADINHO que tinha 03 (três) mulheres e uma "piriguete" chamada SUELEN que tinha 02 (dois) parceiros. Eu nem assistia a novela e tenho até vergonha de saber dessas informações, mas bastava entrar na Internet e nas redes sociais pra ver estas histórias escancaradas e sendo debatidas por muitas pessoas. Todos queriam assistir ao final da novela e saber com quem CADINHO iria ficar e quem era o pai do filho da SUELEN. E a novela tratava disso com naturalidade em uma verdadeira e constante troca de casais.

Na novela "parecia" engraçado, mas agora imagine seu pai se deitando com 3 mulheres todos os dias, imagine a sua mãe se deitando com 2 homens todos os dias. Isso é saudável para uma família? Agora imaginem uma jovem de 16 anos, e com pais omissos, assistindo a novela e pensando que ser piriguete está na moda. Imaginem ela se deitando com 2 rapazes todos os dias, engravidando e não sabendo quem é o pai. Finalmente imaginem que essa garota é sua filha.

Não pensem que novelas não influenciam, elas influenciam sim, principalmente pessoas das camadas mais humildes. Até mesmo fiéis e crentes são enganados por igrejas que vendem a salvação. Este é o jogo e a arte do diabo: enganar e fazer falsas promessas. Na novela é "bonito" e "engraçado", na vida real é destrutivo e condena.

fonte: Missão Gospel

publicidade

0 Comentário
x Escrever um comentário

Deixe o seu comentário sobre está mensagem. Deus abençoe.

publicidade

© Copyright 2010, Missão Gospel - Portal gospel